Atendendo à conjuntura económica em que nos encontramos atualmente, um crédito pessoal acaba por se destacar como uma das opções mais acessíveis e flexíveis para indivíduos que procuram concretizar os seus objetivos financeiros.
Independentemente de estar a planear efetuar uma compra de valor substancial, consolidar dívidas ou cobrir despesas inesperadas, um crédito pessoal oferece-lhe um conjunto de benefícios com vista a satisfazer as suas necessidades financeiras.
Ao longo deste artigo, abordaremos sete das principais vantagens decorrentes da contratação de um crédito pessoal, fazendo do mesmo algo de particularmente atrativo para contraentes.
As 7 principais vantagens de um crédito pessoal
1. Versatilidade para múltiplas necessidades financeiras
Os créditos pessoais resplandecem de versatilidade; ao contrário de empréstimos especializados como um crédito à habitação ou um crédito automóvel, um crédito pessoal pode ser utilizado para alcançar uma miríade de objetivos.
Quer se destine a financiar as suas férias de sonho, quer a renovar o seu lar, um crédito pessoal proporciona-lhe toda a flexibilidade financeira de que necessita para utilizar o montante contratado como bem entender.
2. Processo de solicitação simplificado
Um dos motivos de destaque de um crédito pessoal recai sobre a fácil exequibilidade do respetivo processo de solicitação.
A maioria das entidades credoras disponibiliza a sua oferta online, permitindo aos contraentes solicitar um crédito pessoal diretamente a partir do conforto do seu lar.
Esta facilidade de acesso não só ajuda a poupar tempo, como também simplifica o processo de estabelecimento de um termo de comparação entre várias ofertas de crédito pessoal em simultâneo, garantindo que negoceia os melhores termos e condições possíveis mediante a sua situação financeira.
3. Taxas de juros competitivas
Um crédito pessoal costuma incorporar taxas de juros competitivas, especialmente se for contratado a uma entidade credora de renome.
As taxas de juros aplicáveis aos créditos pessoais são habitualmente inferiores às taxas inerentes a cartões de crédito, o que torna os primeiros uma opção económica no que concerne a consolidação de dívidas ou compras avultadas.
Ao comparar as várias ofertas do mercado, pode tirar partido da pontuação do seu mapa de responsabilidades de crédito e assegurar taxas favoráveis, reduzindo, assim, o custo do empréstimo, que se traduz pelo montante total imputado ao consumidor (MTIC).
4. Não é necessário apresentar garantias
Ao contrário de empréstimos que requerem parte do seu património na qualidade de garantias (como a sua casa ou o seu automóvel), um crédito pessoal raramente requer que coloque as suas mais-valias em risco.
Desta forma, a probabilidade de vir a ter os seus bens penhorados, caso se depare com dificuldades financeiras, é drasticamente reduzida, podendo beneficiar de paz de espírito.
5. Termos e montantes personalizáveis
Um empréstimo pessoal oferece-lhe um extenso leque de quantias e termos e condições de reembolso que poderá negociar de acordo com as suas necessidades individuais e capacidade financeira.
Quer necessite de um pequeno empréstimo individual para um projeto de curta duração, quer de uma quantia maior para um empreendimento significativo, um crédito pessoal proporciona-lhe toda a flexibilidade necessária para escolher os termos que melhor se enquadram nos seus objetivos financeiros e orçamento.
6. Prestações mensais previsíveis
Através de taxas de juros fixas, um crédito pessoal confere-lhe a vantagem de poder pagar prestações mensais cujo valor é inalterável.
Esta previsibilidade facilita o seu processo de orçamentação, proporcionando-lhe ainda a possibilidade de planear cuidadosamente as suas finanças, uma vez que não existem surpresas relativamente à quantia que deverá reembolsar no final de cada mês.
7. Potencial melhoria da sua pontuação de crédito
Se procura incrementar a sua legitimidade para solicitar um crédito, saiba que um empréstimo pessoal constitui uma poderosa ferramenta nesse sentido, ou seja, ao cumprir consistentemente com os prazos previstos para o reembolso das suas dívidas pessoais, o seu mapa de responsabilidades de crédito, emitido pela Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, será impactado de um modo positivo.
Esta melhoria permitir-lhe-á abrir janelas de oportunidade cada vez mais favoráveis no que toca à negociação de termos e condições de outros créditos que venha a contrair no futuro, incluindo taxas de juros mais baixas e acesso a quantias consideráveis.
Para concluir
Em resumo, um crédito pessoal constitui uma solução financeira versátil e acessível para quem procura levar a cabo as suas jornadas financeiras sem complicações.
As suas vantagens incluem um processo de solicitação simplificado e a falta de obrigatoriedade de apresentar garantias, tornando o empréstimo pessoal uma opção atrativa para toda a sorte de necessidades.
Independentemente de querer consolidar as suas dívidas, financiar uma compra substancial ou cobrir despesas inesperadas, um crédito pessoal oferece-lhe toda a flexibilidade e apoio de que necessita para cumprir com os seus objetivos financeiros.
Sempre que considerar contrair um crédito pessoal, é fundamental avaliar cuidadosamente a sua situação financeira e comparar diferentes ofertas, de modo a garantir que encontra os termos mais indicados, tanto para as suas necessidades, como capacidades.