Para além das duas principais cidades, há outras que não são más para visitar e conhecer. Em particular, se tem um sistema de navegação GPS e alojamento com estacionamento, ter um carro não deve ser um problema e dar-lhe-á liberdade para explorar mais.
O nosso conselho: Planeie passar dias sem carro em Lisboa ou Porto no início/final da sua viagem e depois use os transportes públicos (ou um táxi) para ou do aeroporto/Prior Velho (sítio fora de mão para muitas empresas de aluguer de carros) quando levantar ou entregar o seu carro alugado.
Possíveis taxas extras quando aluga um carro em Portugal
Alugar um carro em Portugal usando um sistema de comparação e reserva online é fácil e geralmente fiável, mas certifique-se de ler cuidadosamente os termos e condições para evitar taxas inesperadas. Não quer acabar a discutir com a empresa de aluguer antes de começar as suas férias.
As empresas de aluguer de carros usam vários métodos para aumentar os seus lucros, mas os viajantes experientes podem facilmente reduzir estes custos extras ao mínimo.
Quer alugar um carro em Coimbra para explorar esta linda cidade?
Proteção contra danos de colisão
A taxa adicional que odeio acima de tudo é a proteção contra danos de colisão (CDW, sigla em inglês). Todos os alugueis de carros incluem seguro obrigatório de veículos, mas geralmente há uma quantidade relativamente pequena que não é coberta. Na prática, isso significa que se tiver uma pancada que exija reparação, terá que pagar os primeiros €1.000 (ou independentemente do valor de “excesso” da reparação) mesmo que não tenha sido culpa sua.
Se conseguiu um bom negócio no aluguer do carro, a taxa extra para garantir essa quantia relativamente pequena pode ser quase tanto como o custo de alugar o carro! Pura extorsão.
As empresas de aluguer põem-no nos bicos dos pés assim que entre ao escritório. Ou paga, ou arrisca-se e passa o resto das suas férias a preocupar-se com riscos e amolgadelas causados por outros condutores.
Como contornar esta taxa manhosa: Planeie com antecedência e faça uma apólice de seguro autónoma com renúncia do excesso que o proteja e abranja vários alugueis num determinado período. O seguro CDW pode já estar incluído no seu cartão de crédito ou outra cobertura da apólice, por isso verifique se alguma das suas apólices de seguro existentes o protege.
Dica importante: Assegure-se de que tem crédito disponível suficiente no seu cartão de crédito para cobrir o excesso, pois a empresa de aluguer de carros vai onerar o seu cartão com o valor do excesso até que devolva o carro mesmo que tenha seguro separado para o cobrir. Se sofrer um acidente, a empresa de aluguer irá recuperar o dinheiro a partir do seu cartão de crédito e terá que o reivindicar junto da sua seguradora.
Verifique os termos de aluguer para saber quanto será esse ónus antes de sair de casa e entre em contacto com a sua empresa de cartão de crédito para providenciar um limite maior, se necessário. Fomos surpreendidos uma vez no Reino Unido e como o valor do ónus era anormalmente elevado, ou seja, mais do que o limite de crédito de Mike, fomos forçados a subscrever o seguro extra, que custou mais do que o aluguer real do carro!
Outra dica importante: não economize na inspeção. Verifique se cada risco e amolgadela existentes são registados pela empresa antes de se ir embora. O ideal é deixar o carro durante o horário de expediente para poder fazer com que assinem quando o devolver. Tire fotos ou um vídeo do carro se notar algum dano.
Taxas de combustível
Quando levanta o seu carro alugado, o mesmo deve ter o tanque cheio de combustível. A empresa de aluguer deve facultar-lhe a opção de o devolver cheio ou vazio, em teoria para economizar tempo e o stress de ter que encontrar um posto de gasolina antes de devolver o carro.
Se escolher totalmente vazio, inevitavelmente estará a dar à empresa de aluguer de carros combustível grátis, pois não vai querer arriscar-se a ficar sem gasolina.
Como evitar desperdiçar o seu dinheiro: assegure-se que opta por tudo, o que significa que só irá pagar pela gasolina ou diesel que realmente usar. Pode geralmente filtrar a sua busca por esta opção.
Conseguiu o melhor negócio e está de viagem para Coimbra. E agora?
Às margens do rio Mondego, Coimbra é famosa pela sua Universidade, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, que ao longo dos séculos moldou a sua imagem para se tornar “a cidade dos estudantes“.
Deve iniciar esta visita, precisamente na universidade fundada no século XIII, que a UNESCO colocou na lista de património mundial, uma classificação que também inclui a Rua da Sofia e a parte alta da cidade. Vale a pena subir à torre, que abriga os sinos que sinalizam o início e o fim das aulas, para apreciar a vista soberba de 360 º de Coimbra. Mas há muito para ver em baixo também: o Paço das Escolas, a Sala dos Capelos (ou Sala Grande dos Atos) onde são realizadas as cerimónias mais importantes, a Capela de São Miguel com um imponente órgão barroco e a Biblioteca Joanina, com mais de 300 mil obras datadas dos séculos XVI ao XVIII, dispostas em belas estantes cobertas de ouro. Os edifícios ocupam o lugar do Palácio onde viviam os primeiros Reis de Portugal, quando elevaram a cidade a capital do reino.
Mas há muito mais para ver. O Museu Nacional Machado de Castro contém o Criptopórtico Romano, entre outras peças de uma valiosa coleção, que lhe conta a história da cidade. Há vários jardins imperdíveis, também, tais como os de Choupal, os da Quinta das Lágrimas, cenário da história de D. Pedro e Inês de Castro, e o Jardim Botânico. As crianças (de todas as idades) vão adorar o Portugal dos Pequenitos, um parque que reproduz os principais monumentos portugueses numa escala em miniatura.
Mas Coimbra não é só tradição, conta ainda com prédios modernos que valem a pena conhecer, tais como o Campus II da Universidade, a Ponte Pedro e Inês, o Pavilhão Centro de Portugal, no Parque Verde do Mondego. Para uma perspetiva diferente de toda a cidade, recomendamos um passeio de barco no rio Mondego.
De acordo com um fado cantado pelos alunos, “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida“, mas talvez não seja necessário esperar por tal para o descobrir…
Alugar um carro no Coimbra
Alugar um carro no Coimbra é uma excelente forma de explorar esta linda região de Portugal. Com um carro alugado além de conseguir explorar bastantes mais zonas em menos tempo, é também uma forma económica de visitar o Coimbra e evitar Taxis.
Aproveite a sua viagem ao Coimbra e divirta-se com o seu carro alugado.