Alugar um carro nos Açores pode-se tornar uma tarefa complicada se não tomar as devidas precauções.
A oferta é baixa, a procura é elevada—mas isso por si só não pode explicar a estranha indignidade de alugar um veículo.
O que espera que aconteça quando entra num escritório de aluguer de carros? Acha que vai entregar o seu cartão de crédito e a sua carta de condução e sair com as chaves para, pelo menos, o tipo de carro que reservou? Tendo concordado com, pelo menos, aproximadamente a taxa que lhe foi citada? Ou imagina outra coisa?
” Estou à espera do caos”, diz o comediante Caleb Hearon, que viaja semi frequentemente para o trabalho. “Desde que o faço, tem sido brutal e estranho.” Agora, de alguma forma, a situação piorou. Histórias de terror abundam: de carros alugados por €300 por dia, mesmo em cidades de média dimensão; de filas à porta para carros que não estão disponíveis, não presentes, ou que podem nem existir. As empresas de aluguer de automóveis venderam grandes fatias das suas frotas e despediram milhares de funcionários durante os primeiros meses da COVID-19, quando a procura era extremamente baixa e estavam a sofrer grandes perdas financeiras. Mais de um ano depois, continuam a ter dificuldades em substituir os automóveis, devido a problemas na cadeia de abastecimento na indústria automóvel, nomeadamente, escassez prolongada de semicondutores. A procura é elevada, a oferta é baixa, o resto é história!
“A pandemia foi o que derrubou Hertz sobre o penhasco”, escreveu o bloguer de finanças Wolf Richter quando a empresa entrou em falência em maio de 2020. “Mas há anos que se aproximava da falésia, sobrecarregado com as suas enormes dívidas e péssimas operações.” O mesmo se pode dizer da nossa capacidade de tolerar toda a indústria. Se os carros alugados estão agora em alta procura, é por causa do que o são: um método de fuga. Desde o verão, ou desde as vacinas, que temos estado especialmente inclinados a afastar-nos de todos os nossos problemas. “Claro, levamos aquela carrinha que cheira a cigarros, tem quatro rodas”. Mas ainda assim o caos nos frustra. O cenário de sonho de Hearon para alugar um carro seria encontrar pelo menos um empregado presente que não esteja numa chamada extremamente longa, Ele contou-me. “Se há alguém sentado na secretária e me olham nos olhos, eu, Ó meu Deus, isto pode não ser a pior coisa que já me aconteceu.” Parece sonhador.
A situação atual é “a mais desafiante na história do aluguer de automóveis “, diz Chris Brown, editor digital da publicação de comércio da indústria Auto Rental News. “No ano passado… foi um desastre.” Ninguém poderia ter planeado uma perda de receita tão catastrófica, disse-me ele, e enquanto a indústria aérea recebia um resgate governamental, a indústria de aluguer de automóveis não o recebeu. “Hertz tinha 3.000 carros queimados porque alguém acendeu um fósforo, e eles simplesmente arderam num campo”, acrescentou. Algo semelhante aconteceu na Florida, embora apenas cerca de 1000 dos 4500 carros destruídos no incêndio pertenciam a Hertz, e os investigadores culparam o episódio num um tubo de escape quente e relva seca. Tendo em conta o contexto, algumas experiências negativas dos clientes eram de esperar, argumentou Brown. “Mas acho realmente impressionante como o aluguer de carros [empresas] tem sido capaz de se safar deste momento muito difícil de gerir também como são”.
Ainda assim, problemas em conseguir um bom aluguer ou obter a tarifa mais baixa não devem impedi-lo de desfrutar do que esta vida – e um determinado arquipélago insular – tem para oferecer!
Para os viajantes-conhecer as ilhas dos Açores de Portugal há muito que representam um sinal de acenar no radar de destinos intrigantes. O reconhecimento da Unesco e de outras organizações tem ajudado a que o blip pulsasse ainda mais intensamente.
Mas a maioria das pessoas ainda sabe pouco sobre este arquipélago no meio do Oceano Atlântico.No entanto, é difícil imaginar um lugar mais adequado aos amantes da natureza, fãs de desportos e de aventura ou alguém que procura um destino de sustentabilidade. Como se isso não fosse tentador o suficiente, há uma nova razão para visitar esta região autónoma de Portugal: mais companhias aéreas e tarifas mais baratas estão a permitir que mais viajantes cheguem a este outro Éden.
O que são os Açores? Conheça o sítio um pouco antes de alugar um carro e viajar por ele!
As pontas expostas de vastas montanhas subaquáticas, os Açores situam-se no nexo das placas tectónicas europeias, americanas e africanas, e testemunham as forças para sempre moldando o nosso planeta. Este é um mundo de fumarolas, vasos de lama e cascatas escaldantes; de cavernas, colunas e grutas formadas a partir de rochas fundidas; de lagos azuis rodeados por florestas de louro e cedro, e pastagens verdes que modelam as encostas das calderas.
A UNESCO designou três das ilhas (Graciosa, Flores e Corvo) como biosferas, e o arquipélago contém ainda 13 sítios de “Ramsar” (zonas húmidas importantes) e mais de 30 praias de bandeira azul. Combine o solo carregado de minerais com um clima subtropical rodeado por águas aquecidas pela Corrente do Golfo, e o resultado é um cadinho para a vida.
Felizmente, os açorianos parecem dispostos a preservar os seus tesouros. O ambiente desenvolvido cobre apenas 5% da terra, e o resto é um retalho de áreas protegidas e reservas marinhas. Cerca de 40% da energia das ilhas provém de recursos renováveis, na sua maioria energia geotérmica. Não admira, então, que os Açores já foram nomeados o melhor destino do mundo para o turismo sustentável pela Quality Coast, uma Comissão Europeia, um programa de certificação apoiado.
Na verdade, é o único lugar do mundo a receber um Prémio Platinum, o maior elogio da organização.
Os Açores são muito conhecidos pela observação de baleias e golfinhos. O arquipélago é uma paragem ou lar para cerca de um terço das espécies de cetáceos do mundo. Os residentes durante todo o ano incluem cachalotes, golfinhos comuns e golfinhos nariz de garrafa. Muitas outras espécies (incluindo baleias azuis, o maior animal da história do planeta) passam por aqui, em rotas de migração. Os passeios bem organizados vão desde as ilhas maiores e dedicam-se até à observação de baleias de forma responsável. Um código de conduta regula quantos barcos podem reunir-se perto de uma baleia, a diretiva a partir da qual devem aproximar-se dos animais e quanto tempo lhes é permitido para os seguir.
O caleidoscópio das espécies – desde a barracuda de boca amarela aos raios do diabo até às tartarugas cabeça de logger e às lagostas sapateiros – surge da extraordinária gama de habitats. Wrasse, peixes-donzelas e moreias habitam as baías verde-jade da costa. Marlim, atum e tubarões giram ao redor dos picos de vulcões mal submersos. Valetes, bonitos e garoupa patrulham as paredes das falésias subaquáticas, e formas de vida mais delicadas abrigam-se em grutas feitas de tubos de lava. Inúmeras outras espécies residem nos naufrágios acumulados no fundo do mar.
Todas as ilhas, para além de São Jorge e Corvo, têm centros de mergulho creditados que oferecem excursões e aluguer de equipamentos.
Alugar um carro nos Açores
Alugar um carro nos Açores é uma excelente forma de explorar esta linda região de Portugal. Com um carro alugado além de conseguir explorar bastantes mais zonas em menos tempo, é também uma forma económica de visitar os Açores e evitar Taxis.
Aproveite a sua viagem aos Açores e divirta-se com o seu carro alugado.