Precisa de alugar um carro no Algarve em 2022? Veio ao sitio certo.
Poucos mercados representam melhor a natureza invulgar da economia portuguesa durante a pandemia do que o negócio de aluguer de carros.
A indústria mostra como as decisões económicas tomadas em 2020 continuam a ter sérias implicações em 2022. Embora a maioria das outras indústrias tenha apresentado oscilações menos severas, aplica-se a mesma dinâmica básica. Esta dinâmica explica por que motivo a inflação e aescassez de produtos aumentaram no início do ano — e porque estão a começar a diminuir, mas ainda não estão perto das normas anteriores à pandemia.
Na primavera e no verão de 2020, a indústria entrou em colapso quando as pessoas pararam de viajar. Com um excesso de carros – uma oferta bastante maior que a procura – os preços caíram; grandes empresas de aluguer de carros venderam centenas de milhares de veículos; e a Hertz faliu.
O preço para alugar um carro ou camião foi 23% menor em maio de 2020 comparativamente ao que era antes da pandemia começar.
Avançamos um ano, milhões de vacinas mais tarde, e as pessoas ficaram novamente prontas para viajar – mas a indústria de carros alugados estava limitada às suas frotas reduzidas. Enfrentou desafios para repor essas frotas rapidamente, pois os construtores de viaturas deparavam-se eles próprios com restrições de fornecimento devido aos reveses da produção em 2020.
No segundo trimestre deste ano, por exemplo, a frota combinada da Hertz e da Avis, as duas maiores empresas de aluguer que tornam os seus dados públicos, foi 312 mil carros menor do que no segundo trimestre de 2019 — uma queda de 30%. (A Enterprise Holdings é maior que qualquer delas, mas é privada).
“Na primavera de 2020, ninguém sabia realmente o que esperar“, disse Neil Abrams, presidente do Abrams Consulting Group e ex-executivo da Hertz. “Nos meus 45 anos nesta indústria, nunca tinha ninguém viu nada parecido. Já vi ciclos, recessões, pontos altos e baixos, mas nada como isto. As pessoas que tiveram que tomar as grandes decisões estratégicas realmente não tinham precedentes onde se basear.”
Mas, em última análise, “a procura voltou muito mais rápido do que penso que alguém esperava, especialmente no setor do lazer“, disse.
Com o aumento da procura e a oferta de carros ainda reprimida, as empresas de aluguer aumentaram os preços. No pico em 19 de junho deste ano, o preço médio de um carro alugado, excluindo impostos e taxas, foi de € 107 por dia, de acordo com a app da transportadora Hopper, pouco menos de € 43 no princípio do ano.
Mas os preços altos têm uma forma engraçada de se regenerar, pelo menos até certo ponto. Os que ponderam alugar acabarão por experimentar diferentes modos de transporte se os carros alugados se tornarem muito caros. Alguns podem decidir otimizar o seu itinerário através de uma mistura de Uber ou transporte público para se deslocar.
Isso é ainda mais verdadeiro para os viajantes do setor de lazer, que tendem a ser mais sensíveis a preços do que os viajantes em negócios.
“Se as pessoas não puderem pagar, irão adaptar-se“, disse Ani Malkani, chefe da transportadora terrestre Hopper. “O dinheiro não é infinito, logo tem que tomar decisões com base no dinheiro que têm.”.
As contas que os consumidores fazem para as suas férias podem ser a válvula de libertação para as pressões de preços.
Enquanto isso, a chegada da variante Ómicron pode ter diminuído algumas viagens planeadas, especialmente as viagens de negócios, reduzindo a procura. O fim da agitada temporada de viagens de verão e a reconstrução gradual das frotas de carros alugados trouxeram o mercado de volta a algo mais próximo do seu equilíbrio normal — embora apenas um pouco mais próximo.
Esta dificuldade, no entanto, não deverá impedi-lo de alugar um carro e viajar até um dos lugares mais cobiçados e visitados de Portugal: o Algarve.
Muito mais do que praias douradas e águas azuis, o Algarve é um destino repleto de história, cultura e uma contagiante vontade de viver.
A região mais setentrional de Portugal é um dos destinos turísticos mais populares do país – mas há mais no Algarve do que cidades movimentadas, resorts e campos de golfe de renome mundial. Com quilómetros de litoral acidentado com vista para o Oceano Atlântico, as aldeias de pescadores tradicionais oferecem frutos do mar frescos e cavernas misteriosas, pelo que este é um local verdadeiramente variado. Aqui ficam 10 excelentes razões pelas quais o Algarve deve estar na sua lista de viagem.
Esta área varrida pelo vento, apenas alguns quilómetros a noroeste de Sagres, é famosa por ser o ponto mais a sudoeste da Europa. O icónico farol vermelho fica nas ruínas de um mosteiro e pode ser visto até 97 km no mar, o que o torna um dos mais poderosos do país. Até ao final do século XIV, acreditava-se que era o fim do mundo – e como se vê o sol aparentemente afundar no Oceano Atlântico, é fácil perceber o porquê.
O resort de Vilamoura pode ostentar a maior marina de Portugal, mas é mais conhecido pelo desafio que os seus seis campos de golfe propõem – o premiado Victoria Golf Course, o Millennium Golf Course, o Pinhal Golf Course, o Laguna Golf Course e o Vila Sol Golf Course de 27 buracos. O mais famoso, no entanto, é o Dom Pedro Old Course Golf Club, concebido pelo aclamado arquiteto de campo de golfe britânico Frank Pennink no final dos anos 1960, localizado entre pinheiros imponentes.
A cidade costeira de Albufeira já foi uma pacata vila de pescadores, mas hoje em dia nada é sonolento sobre o popular destino turístico. Com as suas praias arenosas, uma das maiores atrações é a Avenida Francisco Sá Carneiro, localmente conhecida como Strip. Este trecho vibrante é revestido com boîtes e bares ao ar livre onde a festa dura até o amanhecer. Se procura um bar, vá ao Matt’s Bar ou Wild & Co., ou faça uma festa esta noite no popular Club Heaven, Club Vida ou Libertos Club.
Descubra uma faceta silenciosa do Algarve na pitoresca vila de pescadores de Ferragudo. Convenientemente localizada na foz do estuário do rio Arade – frente aos populares Portimão e Praia da Rocha – oferece um vislumbre do charme tradicional da aldeia. Vagueie pelas ruas sinuosas de paralelepípedos da cidade antiga até a beira do rio, onde encontrará um conjunto de restaurantes de frutos do mar à beira-mar servindo peixe fresco. Ou experimente o popular restaurante à beira-mar Rei das Praias, que serve especialidades como peixe assado com sal de rocha desde 1976.
Alugar um carro no Algarve
Alugar um carro no Algarve é uma excelente forma de explorar esta linda região de Portugal. Com um carro alugado além de conseguir explorar bastantes mais zonas em menos tempo, é também uma forma económica de visitar o Algarve e evitar Taxis.
Aproveite a sua viagem ao Algarve e divirta-se com o seu carro alugado!