Alugar um carro elétrico é uma excelente opção para quem se preocupa com o ambiente ou precisa de economizar tendo em conta o preço atual da gasolina e gasoleo.
Se abasteceu recentemente, não precisa que lhe digam que o preço da gasolina está elevado. E os preços apenas terão tendência para subir. Na verdade, a média nacional de um litro de gasolina atingiu 1,70 € esta semana. É o preço por litro mais alto nos últimos seis anos.
A escassez de condutores para entrega de gás e o aumento da procura impulsionam o aumento dos preços. Além do preço elevado da gasolina, de momento há uma grande escassez de carros alugados. Isso faz com que muitas pessoas procurem alternativas e questionem especificamente se podem alugar um carro elétrico ou mesmo um híbrido.
Quão difícil é encontrar um carro elétrico para alugar?
Não é divertido tentar encontrar carros de momento. É o presente cenário no que toca a carros alugados, sejam ou não “verdes”. O meu colega Andrew Kunesh escreveu um artigo aprofundado que aborda bem a tendência. Essencialmente, muitas empresas de aluguer venderam o stock no pico da pandemia. Presentemente, o aumento da procura responde perante uma oferta bastante menor de carros. É também difícil comprar carros — embora muitos atribuam essa questão à escassez de peças necessárias na linha de montagem.
Karen Schaler, criadora da Travel Therapy TV, diz que após tentar durante meses adquirir ou alugar um carro elétrico no Arizona e não ter encontrado nenhum disponível, acabou por comprar um híbrido na Califórnia, do qual solicitou o envio. Disse que “ainda estava na lista de espera“. Schaler diz que a menos que esteja na Califórnia, onde os requisitos de carros elétricos e híbridos tiveram vantagem, não há muitos disponíveis fora.
Alugar um carro elétrico numa das grandes empresas de aluguer
Se deseja alugar um carro elétrico a uma das grandes agências de aluguer de carros, vai ter trabalho. Verificamos datas aleatórias no verão 2021 em junho e julho usando locais aeroportuários nas principais cidades, incluindo Nova Iorque, Chicago, Filadélfia, Dallas, Seattle, São Francisco e Los Angeles. Encontrámos alguns modelos híbridos, mas nada de carros totalmente elétricos. Pouquíssimos sites de aluguer de carros sequer mencionam carros elétricos (exceto a Sixt).
Todos, exceto a Thrifty, pelo menos, afirmam ter opções para híbridos, mas entre a falta de disponibilidade e opções de categoria enganosa, é realmente difícil reservar um. A Budget era a que parecia facilitar.
A maioria das empresas lista o híbrido de porte médio como a categoria na página “categorias de carros“, mas quando tenta clicar para reservar um, apenas mostra todos os carros de porte médio sem forma de assegurar ser um híbrido.
Alamo
A Alamo afirma ter híbridos, mas fiz várias buscas por datas aleatórias de verão em algumas grandes cidades (Nova York, Filadélfia, Dallas, Chicago, São Francisco, Los Angeles, Seattle), e não têm nenhum disponível. Não tenho certeza se é pelo tipo de carro ou devido à escassez geral de aluguer.
A Alamo até tem uma página sobre elétricos, mas “sem disponibilidade” são as palavras do dia.
Avis
Sim, a Avis disponibiliza vários modelos híbridos, incluindo o Toyota Prius híbrido, o Hyundai Sonata híbrido e o Lexus GS 410H F Sport. Uma vez mais, a disponibilidade é difícil. Encontrei um Toyota Prius híbrido em São Francisco em junho, mas também diz “ou semelhante” quando se tenta reservar, por isso não há garantia de conseguir um híbrido. Os preços foram semelhantes aos modelos não híbridos. Também não havia carros elétricos na Avis.
Budget
A Budget disponibiliza vários modelos híbridos, e pude encontrá-los disponíveis em aeroportos na maioria das principais cidades acima referidas (exceto Los Angeles e Nova Iorque) em datas aleatórias de verão.
Dollar
A página da Dollar, à qual acedi, lista “Porte Médio 2 ou 4 portas, Hybrid Air” como categoria, prometendo um “Ford Fusion Hybrid (ou semelhante).” No entanto, quando clica e faz simulações de pesquisa, exibe carros que se enquadram na categoria de porte médio, mas que não são híbridos.
Quando edita novamente os parâmetros, a caixa de seleção de tipo de carro não lista a categoria híbrida de porte médio como uma opção em tudo, por isso não tenho certeza que haja forma de garantir um híbrido, especialmente se reservar online. (Também encontrei outras páginas aleatórias, incluindo uma para Montreal, que listava Priuses como opções, por isso pode depender de onde aluga o carro.)
Hertz
A Hertz também tem uma página principal para modelos elétricos e híbridos. Infelizmente, foram também difíceis de reservar aqui, embora a Hertz se tenha vangloriado de adicionar veículos elétricos desde pelo menos 2010.
National
Quando tento fazer uma reserva através da página principal híbrida, esta remete para uma página para selecionar um tipo de carro. Nenhuma das categorias listadas corresponde a híbridos.
Sixt
A Sixt tem uma página dedicada a carros elétricos que exibe uma frota de veículos elétricos, tais como o BMW I3 e o BMW I8, mas novamente não conseguimos encontrar estes carros realmente disponíveis em lado nenhum.
Que tal alugar um carro elétrico através um vendedor de carros?
Pode alugar carros de concessionárias de carros, algo que a maioria de nós da TPG nunca tinha ouvido falar até ao presente ano, em que se deu o apocalipse do aluguer de carros. Nem sempre é simples, porém, logo tenha isso em conta, mas ainda mais quando se trata de carros elétricos.
Pode, por exemplo, alugar um carro a um revendedor Toyota, há até mesmo um site criado apenas para isso. Encontrei 10 negócios só na Área da Baía da Califórnia onde poderia alugar um Prius.
Atenção às questões do seguro
Esteja ciente, também, do seguro ao alugar carros elétricos ou híbridos. Algumas políticas podem não cobrir carros de topo, tais como Teslas ou BMWs.
O nosso melhor conselho é entrar em contacto com o emissor do cartão de crédito se não for um aluguer comum, para ter certeza de que está coberto.