Muitas pequenas e médias empresas estão nos dias de hoje, a fazer a transição para digital. E não é de estranhar porque, de facto, as possibilidades de crescimento de uma empresa no online, aumentam exponencialmente! No entanto, para que a empresa atinja os objetivos propostos e consiga comunicar eficazmente com o público nesse ambiente, para além de necessitar de consultoria SEO, precisa primeiro de cirar uma identidade visual que cause impacto. Esta identidade será a base a todas as campanhas e projetos de uma empresa na web.
Para exemplificar a importância do desenvolvimento de uma identidade visual sólida, enumeramos abaixo os principais benefícios de investir em comunicação visual:
Padronização
A utilização de uma identidade visual bem vincada padroniza a comunicação visual da empresa e fornece qualidade estética aos produtos e serviços na internet. Quando utilizada nas redes sociais, tem como objetivo tornar o conteúdo mais facilmente identificável ao potencial consumidor. Já num website, ou mesmo num blog corporativo, as cores, texturas e outros componentes visuais tornam a comunicação com o público mais fácil. Uma empresa que altere muito a utilização de elementos visuais e que não possua uma identidade visual sólida transparece desorganização.
Identidade
Como o próprio nome indica, a identidade visual transmite ao público-alvo a identidade da empresa. É essencial que a empresa possua uma identidade própria e que esta seja reconhecida imediatamente e com facilidade pelo público chamado “externo”. A identidade visual vai uniformizar toda o material gráfico da empresa (cartões, brochuras, etc), a comunicação visual interna (no escritório), o uniforme dos funcionários (se existir) e até mesmo o exterior dos carros da frota.
Se o público tiver dificuldades em identificar a sua empresa de entre toda a concorrência, não o conseguirá fidelizar.
Destaque
O mercado tem vindo a tornar-se cada vez mais competitivo e é portanto essencial a uma empresa destacar-se. A identidade visual pode ajudar a destacar uma organização em relação aos seus concorrentes. Se for bem estruturada e aplicada, pode evidenciar a marca. Os media digitais, principalmente as redes sociais, sofrem de uma sobrecarga de informação. Caso não se invista num visual que diferencie e que rompa com os demais concorrentes, muito dificilmente conseguirá chamar a atenção do público-alvo.
Profissionalismo
Quando uma empresa cria e começa a utilizar a sua identidade visual, demonstra seriedade e profissionalismo tanto da empresa como do produto e/ou serviço que tem para oferecer. Não é qualquer empresa que investe na criação de uma identidade visual, por isso as que o fazem aumentam a sua credibilidade junto dos consumidores. Pequenos detalhes como este, fazem toda a diferença e comprovam que a empresa em questão é uma organização séria e profissional.
Valorização da Marca
O marketing digital ajuda as empresas a atingirem outros patamares. De forma a que esse processo seja efetuado com qualidade, é necessário ter a garantia de que a marca foi criada e gerida com eficácia. Com uma identidade visual bem desenvolvida, é possível atingir muito bons resultados. A marca valoriza-se e o cliente reconhece-a com facilidade.
Investir na criação de uma identidade visual, potencia qualquer estratégia de marketing digital.