Ao longo do tempo, a Madeira tem sido afetado por inúmeros fogos naturais ou de mão criminosa, desflorestações graves e mau ordenamento de território. Para combater este caso alarmante foram criados vários programas de incentivo para o desenvolvimento rural e agrário.
Um desses programas foi o Proderam 2020, com início em 2014 e com termino em 2020 este disponibiliza recursos monetários a quem concorra e apresenta um projeto interessante no setor agrário.
O que é o Proderam 2020
Proderam 2020 é designado por Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira, e este tem o tempo estimado de início em 2014 e término em 2020. Este é financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, ou FEADER, tendo sido este aprovado na Decisão de Execução da Comissão Europeia.
Este tem como objetivo aumentar a sustentabilidade dos setores agrícolas e rurais. A forma como este tenta atingir esse objetivo é através da competitividade na produção local e no melhoramento do ambiente para o setor agrícola e o desenvolvimento de um espaço capaz de ser promovido e ajudar no desenvolvimento económico e social no setor rural.
A quem se destina este programa
O Proderam 2020 destina-se a qualquer indivíduo com intenções de começar ou melhorar um negócio no setor agrícola ou rural. Este tem candidaturas disponíveis para jovens que tenham interesse em começar um negócio nos setores, assim como empreendedores que pretendam ter uma pequena ajuda monetária para as suas explorações agrícolas ou apoios ao investimento na comercialização ou transformação no desenvolvimento de produtos agrícolas.
Para o fazer terá que apresentar na sua candidatura um formulário preenchido para o efeito e mostrar qual o seu plano para o investimento do programa.
Datas das candidaturas do Proderam 2020
De momento encontram-se abertas as candidaturas para o período de 2018, sendo que não existem datas marcadas para uma nova fase de abertura de candidaturas, portanto esteja atento ao site do programa e fique em alerta para novas atualizações sobre este assunto.
Limites de projetos a apresentar
Para o apoio aos investimentos de pequena dimensão os limites de projetos que pode apresentar é de duas candidaturas por exploração, caso essas duas candidaturas não excedam o valor de 10.000€.
Para o apoio aos investimentos de grande dimensão o limite é de três candidaturas por exploração requerida, a apresentação da 2ª e 3ª candidatura só é permitida depois da conclusão por inteiro da candidatura anterior.
Ajuda para o arranque da atividade para jovens agricultores apenas é atribuído o prémio à primeira instalação uma vez.
Para o apoio ao investimento na comercialização/transformação face ao desenvolvimento de produtos do setor agrícola, as limitações são que cada beneficiário poderá apresentar 3 projetos para investir, podendo cada projeto incluir mais que um estabelecimento do mesmo proprietário. A apresentação do 2º e 3º projeto apenas é permitida após a conclusão final do 1º.
O limite máximo para este apoio é de 7.500.000€, por cada beneficiário.
Critérios para ser selecionado
Estes critérios diferenciam a cada sessão de abertura de candidaturas, sendo estes possíveis de consulta no documento referente a cada uma das fases. Para consultar basta visitar a página do programa Proderam 2020 e na Aba “candidaturas” clicar em “Avisos”.
Que apoios existem para além de valores monetários
Este programa inclui vários outros apoios, mais no foro académico, que irão ser essenciais para desenvolver um negócio sustentável e legal na Madeira, assim como informações importantes para outros apoios que possam ser-lhe úteis num futuro próximo, todos estes apoios podem ser consultados novamente na página do programa na seção de “Apoios Proderam 2020”.